O mais perfeito pão integral

Este final de semana encontrei esta receita do Jim Lahey da Sullivan Street Bakery. Eu nunca fui mas parece que ele vende pães incríveis em NY.  Eu estava procurando uma receita de um pão mais fácil, que não exigisse muitos cuidados. Este foi perfeito, mal coloquei as mãos na massa porque não precisa sovar, mas por outro lado foi preciso paciência e um certo planejamento.

Comecei a preparar 24 horas antes de comer o primeiro pedaço. Sim, é isso mesmo, mas a espera valeu a pena!

É um ótimo pão para quem quer se aventurar a começar, ele perdoa pequenas mudanças na receita e possíveis acidentes de percurso numa boa.

O prazer de comer um pão caseiro feito pelas suas próprias mãos é indescritível. É preciso tomar coragem e deixar o medo de errar de lado, mas quando der a primeira mordida garanto que será o primeiro de muitos.

Qualquer dúvida é só me perguntar que explico melhor com o maior prazer!

O Mais Perfeito Pão Integral (Jim Lahey)

Ingredientes para 1 pão:

  • 1 xíc. e meia de farinha integral
  • 1 xíc. e meia de farinha de pão
  • 1/4 de col. de chá de fermento ativo seco instantâneo ou 1/2 col. de chá de fermento ativo seco
  • 1 1/4 de col. de chá de sal
  • Um pouco de farinha de pão ou farinha de milho

Modo de fazer:

1. Em uma tigela grande misture as farinhas, o fermento e o sal. Adicione  1 5/8 de xícara de água morna e misture bem, a massa vai ficar um pouco grudenta. Transfira para uma segunda tigela grande untada com um pouco de azeite e cubra com filme plástico. Deixe a massa descansar por aproximadamente 18 horas em temperatura ambiente. Na receita original fala para deixar no mínimo 12 horas.

2. A massa quando estiver pronta terá pequenas bolhas na superfície. Mesmo que isto aconteça antes das 18 horas pode deixar até completar o tempo. Após as 18 horas, ou um pouco antes se for melhor para você, enfarinhe uma tábua e com a ajuda de uma colher de pau transfira a massa. Passe um pouco de farinha nas mãos e jogue por cima da massa um pouco mais de farinha, o suficiente para ela não ficar grudando na tábua. Com as mãos enfarinhadas dobre a massa nela mesma duas vezes.  Cubra com o filme plástico que você usou antes e deixe descansar por 15 minutos.

3. Se a massa ainda estiver muito grudenta enfarinhe as mãos novamente e com delicadeza rapidamente forme uma bola achatada. Pegue uma assadeira grande, cubra com papel manteiga e um pouco de farinha (de pão ou de milho) por cima. Transfira a massa para a assadeira e cubra com um pouco mais da mesma farinha. Cubra com o filme plástico que você estava usando e deixe crescer por 2 horas. A massa deve dobrar de tamanho. Para saber se já cresceu o suficiente aperte a massa com o dedo indicador, se voltar rápido é porque precisa crescer um pouco mais.

4. No mínimo 30 min antes da massa ficar pronta pré-aqueça o forno a 230C. Coloque uma panela grande com tampa (capacidade 5,5L – 8L) de ferro ou cerâmica dentro do forno enquanto pré-aquece. Quando a massa estiver pronta, com cuidado, tire a panela do forno. Pegue a massa com o papel manteiga e escorregue-a para dentro da panela com a parte (“mais feia”, com remendos) para cima. Pode não parecer muito bonita mas é isso mesmo, ela ganha forma conforme assa. Chacoalhe a panela umas duas vezes para distribuir melhor a massa. Cubra e asse por 30 minutos, depois remova a tampa a asse por mais 15-25 minutos até o seu pão estar lindo e dourado (eu deixei 15 mas um forno é diferente do outro). Deixe esfriar em um “rack” antes de cortar o primeiro pedaço.

categoria: pxs


About these ads